Compartilhe:

Oportunidade de primavera: como otimizar suas finanças de 2022 agora

Artigos

Oportunidade de primavera: como otimizar suas finanças de 2022 agora

10/09/2021

A cada final de ano, é aconselhável avaliar suas finanças e obrigações fiscais. Mas nesta  primavera, recomendamos começar sua análise um pouco mais cedo. Tem havido tantos transtornos potenciais: possíveis mudanças na legislação tributária em vários países, o pico histórico do mercado de ações nos Estados Unidos, a forte queda na bolsa local.

 

Dê a si mesmo o presente de ter mais tempo para se conectar conosco, tomar decisões ponderadas e agir. 

 

Para ajudar, confira essas 10 dicas de planejamento para tornar a sua avaliação de final de ano mais eficaz e eficiente.

 

Comece pelo balanço: o que mudou para você este ano?

 

Uma revisão geral não apenas ajuda a identificar e agir em questões que estão sob seu controle, mas também estabelece uma base sólida para que você possa responder rapidamente a quaisquer mudanças potenciais no futuro. Para fazer bem essa revisão:

 

1) Organize-se. Use as “FinTechs” para ajudar de forma rápida e eficiente a controlar todas as suas receitas, despesas e investimentos. Esse consolidado de informações costumava exigir muitas horas de trabalho dos planejadores e assistentes financeiros. Hoje, é uma simples questão de se inscrever e conectar as informações, o que você pode fazer online. Para o orçamento recomendamos o app Olivia.ai e para os investimentos, o app Kinvo, caso você ainda não os tenha concentrados em uma única plataforma.

 

2) Adote o "efeito do novo começo". Use a reabertura da economia como uma oportunidade para reavaliar o que é importante para você e os como seus recursos financeiros podem apoiar seus objetivos e valores pessoais. 

 

3) Revise seu portfólio. As ações locais subiram e caíram em 2021. As ações americanas superaram patamares históricos, e especialistas ainda possuem perspectivas positivas. Mesmo assim, você deve ter certeza de entender como está posicionado atualmente e verificar se sua estratégia geral ainda está alinhada com seus objetivos. Preste atenção especial a quaisquer participações que se tornaram uma “posição concentrada” e que podem atrapalhar seu futuro financeiro se os ventos mudarem. 

 

4) Seja intencional com o seu dinheiro. Grande parte por causa do boom das commodities e desvalorização cambial, a inflação no Brasil está mais alta do que a renda fixa e os ativos de risco locais conseguem remunerar. É hora de diversificar os investimentos globalmente, sem correr riscos desnecessários. Certifique-se de que a quantia que você retém é intencional, com base no que você precisa para a reserva de emergência, compras de alto valor no curto prazo, reserva de oportunidade ou uma segurança psicológica. Não deixe passar a oportunidade de investir bem os recursos adicionais. 

 

Olhe para frente: o que é necessário para você se manter no caminho certo?

Sua equipe da FCP Consultoria e Investimentos trabalhará muito para manter você atualizado, conforme as mudanças aconteçam. Por enquanto, destacamos algumas ações potenciais a serem tomadas, dadas as circunstâncias incomuns e oportunidades únicas deste ano.  

 

5) Aproveite os patamares (ainda) baixos da taxa de juros. Embora as taxas de juros baixas e as instabilidades locais não facilitem muito os ganhos, elas criam oportunidades para o passivo de seu balanço patrimonial. Ou seja, ainda há tempo para refinanciar e reestruturar dívidas, como a imobiliária. Mas não há tempo a perder. 

 

6) Comece a pensar sobre possíveis movimentos de planejamento tributário de fim de ano. Algumas estratégias de planejamento tributário inteligente devem ocorrer antes do final do ano para serem contabilizadas para as declarações de imposto de renda de 2021. Portanto, certifique-se de começar a analisar se deseja fazer doações a familiares.

 

7)  Não se esqueça dos planos de previdência. A isenção  de até 20% na renda tributável de quem faz declaração de imposto de renda simplificada foi posta à mesa em 2021 (a proposta de reforma tributária prevê que para quem ganha mais de R$ 3.500 por mês, não fará sentido contratar um VGBL). Portanto, certifique-se de conversar com o seu consultor financeiro até o final do ano para evitar penalidades excessivas.  

 

8) Conheça sua capacidade de presentear e gastar. O segundo semestre do ano tende a ser muito mais positivo para o comércio de bens e serviços do que o primeiro semestre. Já parou para refletir por quê? No final do ano, além do dia das crianças e black friday, as festas de Natal e Réveillon, seguidas por férias escolares, são recheadas de “gastei um pouco mais do que deveria”. Com a  reabertura da economia e a imunização de rebanho, todos iremos viajar, reencontrar familiares, celebrar a saúde, a vida e… gastar! Por isso, se organizar com antecedência sobre o que é possível colocar na conta das despesas sem sangrar o orçamento, é essencial. 

Faça uma lista das despesas previstas com presentes e viagens, essa organização ajudará na sua contabilidade mental

 

9) Reúna e tome a iniciativa de falar sobre dinheiro com os membros da família. Planeje agora uma reunião de família para falar sobre dinheiro. Essas reuniões são uma oportunidade valiosa para revisar as finanças da família, educar os jovens, discutir os valores, esperanças e aspirações de todos a curto e longo prazo e chegar a um acordo comum sobre como pode ser o “sucesso familiar”.

Este ano, como muitos adolescentes e jovens adultos estão voltando para o mundo físico após um longo período virtual, você pode querer ajudá-los a aproveitar a oportunidade para entrar no caminho financeiro certo, revendo com eles como podem evitar vícios comportamentais comuns aos quais adolescentes e pessoas de 20 anos são especialmente suscetíveis, como o consumismo. 

 

10) Tenha segurança digital. Todos os anos, os criminosos e fraudadores digitais aproveitam o aumento nas compras virtuais de feriados e em ambientes domésticos para atingir as vítimas em potencial. É por isso que é essencial que, à medida que seus preparativos de fim de ano avançam em alta velocidade, você permaneça vigilante em suas transações e interações virtuais. 

 

Peça ajuda: Você está obtendo o máximo que pode com o seu dinheiro e dos nossos serviços? 

A sua equipe da FCP Consultoria e Investimentos está pronta para ajudar a encerrar o ano de 2021 em alta e para garantir que você esteja preparado para um novo ano de sucesso. Não hesite em nos pedir ajuda para garantir que todos os seus recursos estejam trabalhando em seu benefício.

 

*Inspirado em J.P.Morgan