Compartilhe:

Como aproveitar a reabertura da economia para um recomeço nas finanças

Artigos

Como aproveitar a reabertura da economia para um recomeço nas finanças

03/09/2021

À medida que os estados e países ao redor do mundo flexibilizam as restrições à COVID-19, mais e mais pessoas estão voltando ao (quase) normal. A variante Delta e as taxas de vacinação completa ainda baixas são motivos para cautela, mas também parece que o pior da pandemia já passou. A reabertura de grande parte do comércio e serviços que afetam nossas vidas provavelmente trará uma mistura de prioridades, pressões e emoções.

A ciência comportamental oferece pistas sobre como maximizar o impacto positivo deste momento em nossas vidas pessoais, profissionais e financeiras com base em um fenômeno conhecido como o "efeito do novo começo".

Aproveitar esse fenômeno psicológico para reexaminar sua estratégia de patrimônio pode ajudar a “refrescar” seus gastos e investimentos para garantir que eles permaneçam bem alinhados com seus objetivos e prioridades, além de avaliar como eles evoluíram durante este período difícil.

O que é o efeito do novo começo?

Cientistas comportamentais notaram que as pessoas são mais propensas a avaliar suas vidas e fazer mudanças significativas em torno de “marcos temporais”, ou seja, datas que consideram sinalizar novos começos. Eles chamam esse fenômeno de "efeito do novo começo".

Um exemplo clássico é a maneira como a maioria das pessoas trata a véspera de Ano Novo e toma decisões para o ano que está por vir. O mesmo efeito pode ser provocado por aniversários, datas especiais e quaisquer outros eventos que as pessoas tendem a ver como um novo começo. 

Você sabia que as pessoas têm 20% mais probabilidade de iniciar hábitos financeiros, como economizar ou investir, se encorajadas a fazê-lo perto de seus aniversários, em vez de "dentro de alguns meses". Esse efeito funciona porque tendemos a ver o nosso “eu do passado”, do presente e futuro, como pessoas separadas. 

Esses momentos específicos no tempo fornecem uma pausa, uma chance de deixar nossos “eus passados” ​​para trás e nos transformar em nossos “eus futuros”. Começamos de novo, com oportunidades infinitas de definir nosso futuro. Claro, nem sempre é assim que as coisas acontecem, mas é assim que nos sentimos em relação a esses momentos e esses sentimentos nos dão a oportunidade de fazer uma mudança. 

Imagine o poder desse efeito do novo começo na reabertura da economia. Não estamos apenas passando uma data aleatória no calendário, mas saindo de um período intenso e emocional, quando muitos de nós fomos forçados a avaliar e proteger o que é importante e o que realmente importa para nós. Este pode ser um momento para, literalmente, um novo sopro de vida.

Qual é o seu novo começo financeiro?

Você se pegou recentemente reavaliando o que é realmente importante para você? Isso é o que pode tornar este o momento perfeito para rever seus planos financeiros, para começar do zero com sua estratégia de patrimônio e considerar como o seu portfólio apóia os seus objetivos e valores pessoais. 

Pense no que o seu dinheiro fez por você no passado e o que você gostaria que ele fizesse por você no futuro. Certifique-se do que está funcionando e as prioridades que você tem sobre o futuro, conforme voltamos para este mundo novo e fresco.

Agora, considere como seu plano financeiro pode continuar a apoiar essas prioridades. Comece revisitando suas intenções e objetivos, bem como o propósito do seu dinheiro:

  • Você quer que o seu patrimônio seja gasto, dividido, preservado ou aumentado? Revisite a sua estratégia baseada em objetivos para certificar de que ela está alinhada com suas aspirações e necessidades atuais e futuras.

  • O que você deseja que seja o seu legado, o seu impacto no mundo? Existe uma causa que é pessoalmente significativa para você? Talvez você queira apoiar a redução da pobreza ou valorizar empresas que se preocupam com as questões ambientais e sociais.

  • Existem necessidades urgentes que você não quer mais adiar? Talvez você queira fazer um plano de proteção e garantia de renda, sucessão patrimonial ou implementar uma estratégia de investimentos que domine e traga resultados. Talvez você precise de ajuda para lidar com as mudanças nos cenários fiscais, se proteger de ataques virtuais ou simplesmente deseja revisar os gastos para que o objetivo de construir e preservar patrimônio esteja forte e consolidado no seu dia a dia. 

A FCP Consultoria e Investimentos pode ajudar a fornecer as soluções e ideias eficazes para ajudar a buscar qualquer novo começo que você deseje, desde um novo compromisso com seu plano existente ou até mesmo abraçar novas oportunidades para seu planejament.

Assumir o controle

É da natureza humana desejar ter controle sobre o curso das nossas vidas. Durante a pandemia, muitas dessas áreas da vida, como saúde, lazer, trabalho e educação, foram impactadas por forças externas. Aplicar o efeito do novo começo oferece uma chance de recuperar o controle sobre pelo menos nossas estratégias financeiras, mesmo que as incertezas permaneçam em outros lugares.

Claro, nem sempre é assim que as coisas acontecem, mas é assim que nos sentimos em relação a esses momentos e esses sentimentos nos fornecem uma oportunidade de mudar.

Por isso, a hora de agir é agora. Esses momentos de autorreflexão são tipicamente curtos e temporários. Em pouco tempo, estaremos de volta à rotina da escola e do trabalho e, em grande parte, voltando ao cenário de como as coisas eram antes da COVID atrapalhar nossas vidas. Não perca esta oportunidade de atualizar seu plano financeiro e estratégia de investimentos, de cuidar de você e daquilo que realmente importa.

Entre em contato conosco, estamos aqui para ajudar você a aproveitar esse momento e tomar boas decisões financeiras.